A campanha intitulada de “CED – captura, esterilização e devolução” teve como principal autor a Associação Selva dos Animais Domésticos, sendo que a iniciativa contou com o apoio da Câmara Municipal de Caminha, apoio esse relacionado com a transferência da verba, da monitorização do trabalho e pela participação do veterinário municipal. O projeto conseguiu proceder à esterilização de 300 animais.
Já a Câmara Municipal de Caminha trabalhou essa mesma ação a partir do Regime Especial de Esterilização de Animais de Companhia, nomeadamente através do Regulamento do Regime Especial de Esterilização de Animais de Companhia. Este mecanismo é destinado às famílias carenciadas e também se aplica nas situações em que animais sejam “resgatados das ruas por populares ou associações zoófilas legalmente constituídas”, sendo que se encontram “aprovadas/concretizadas 47 esterilizações de animais”.
Os projetos realizados no município de Caminha têm como principais missões contribuir para a diminuição do abandono de animais e garantir o bem-estar dos mesmos.