FECHAR
Logo
Capa
A TOCAR Nome da música AUTOR

Regional

07 Jan 2021

Câmara de Viana vai oferecer exemplares da Constituição Portuguesa a alunos do Secundário por proposta da CDU

Pedro Xavier

Acessibilidade

T+

T-

Contraste Contraste
Ouvir
Cláudia Marinho, vereadora da CDU na Câmara de Viana do Castelo, apresentou na última reunião camarária, realizada esta quinta-feira, a distribuição de um exemplar da Constituição da República Portuguesa a cada aluno do ensino secundário do concelho.

A Vereadora comunista começou por dizer que “é importante dar a conhecer os preceitos e conceitos preconizados na Constituição da República Portuguesa e esse é dever colectivo e obrigação dos agentes políticos”. Cláudia Marinho e a CDU lamentam que o texto magno da vida democrática em Portugal não seja lecionado nas escolas públicas.

O executivo socialista de Viana do Castelo recebeu com agrado a proposta da vereadora comunista e irá proceder à entrega de um exemplar da Constituição da República Portuguesa a cada aluno do ensino secundário do concelho, para assinalar o 45º aniversario da Constituição. Serão abrangidos cerca de 1800 alunos.

No final da reunião, o presidente da Câmara, José Maria Costa acrescentou que, além da oferta da Constituição, o Município vai promover uma sessão comemorativa do aniversário da lei fundamental portuguesa. “Pretendemos valorizar os direitos, liberdades e garantias, principalmente neste mundo tão conturbado e com ameaças, como vimos recentemente na Europa e Estados Unidos. Vale bem a pena fazermos esta celebração e darmos a conhecer o Estado de Direito e Democracia”.

Documento apresentado pela CDU:

Distribuição de um exemplar da Constituição da República Portuguesa a cada aluno do ensino secundário do concelho

Aproximando-nos do 45º aniversário da Constituição da República Portuguesa é importante dar a conhecer os preceitos e conceitos preconizados na Constituição da República Portuguesa e esse é dever colectivo e obrigação dos agentes políticos.
Infelizmente o texto magno da vida democrática em Portugal não é lecionado nas escolas públicas. Assim, somos da opinião que é dever do Município de Viana do Castelo carear todos os cidadãos para o combate pela Liberdade e Democracia, sobretudo junto dos mais jovens e em particular numa altura de crescentes populismos e ideologias discriminatórias.
Assim, a CDU recomenda que o Município de Viana do Castelo promova, nas vésperas do aniversário da Constituição, a distribuição de um exemplar da Constituição da República a cada aluno do secundário do concelho de Viana do Castelo, articulando o processo com as direcções dos Agrupamentos Escolares, bem como o seu enquadramento.

Últimas Noticias

Últimos Podcasts