Contactada hoje pela agência Lusa, a propósito da publicação em Diário da República (DR) do concurso público da intervenção, a diretora técnica da instituição, Cristina Malhão, estimou que “as obras possam arrancar este ano, após o cumprimento de todos os procedimentos legais”.
“É um projeto que deu bastante trabalho, de conciliação entre as diferentes entidades que tinham de emitir parecer e, hoje, finalmente conseguimos abrir o concurso público”, referiu a diretora técnica do lar do Bom Jesus dos Mareantes.
A responsável adiantou ser uma obra “planeada há muitos anos e que vai ser concretizada”.
“É um edifício muito antigo, mas com boas condições de habitabilidade. Contudo, não dispõe das condições que gostaríamos que tivesse e esta obra vem nesse sentido”, disse.
De acordo com o anúncio do procedimento, a obra de ampliação do edifício de apoio social e alojamento de idosos, tem um prazo de execução de 450 dias.
“O edifício carece de melhoramentos ao nível das partes comuns e dos quartos. Pretende-se também uma ampliação para cumprimento das normas em vigor”, sustentou.
Em novembro, o lar do Bom Jesus dos Mareantes, em Vila Praia de Âncora, atualmente com 70 utentes e 40 funcionários, foi afetado por um surto de covid-19 que causou a morte a 12 idosos.
“Conseguimos ultrapassar esse período negro. Foi muito difícil, foi muito grave. É para esquecer. Agora é olhar em frente e seguir”, afirmou a responsável.
Reforçou que “os utentes recuperaram” e foi possível “novas admissões”.
“Agora respira-se um ambiente de tranquilidade e de calma”, reforçou.
Segundo Cristina Malhão, o processo de vacinação dos utentes deverá começar esta semana.
Em comunicado enviado às redações, a Câmara de Caminha informou que “a vacinação nos lares de idosos do concelho começa hoje”, sendo que “o processo abrange a generalidade dos utentes e dos funcionários das instituições que mostraram vontade de serem vacinados e decorrerá até sexta-feira”.
“O calendário estabelecido pelos técnicos da Unidade Local de Saúde do Alto Minho (ULSAM), a primeira instituição será o Lar de Santa Rita de Vila Praia de Âncora, da Santa Casa da Misericórdia de Caminha”, especifica a nota.
“Nos dias que se seguem a vacinação decorrerá nos restantes lares, cabendo ao Centro de Bem-Estar Social de Seixas encerrar este primeiro ciclo de inoculação”, acrescenta.
Anteriormente, a ULSAM adiantou à Lusa que “a planificação do processo de vacinação em lares, aponta para a necessidade de, aproximadamente, 4.800 administrações, entre utentes e profissionais.
Na segunda-feira, o primeiro-ministro disse querer concluir a primeira toma da vacina contra a covid-19 nos lares de idosos até ao final da próxima semana.