Atualmente as 71 unidades industriais de Valença contam com 1818 trabalhadores. Um aumento exponencial, nestes últimos 10 anos, dado que em 2010, as 37 unidades industriais existentes, davam trabalho a 542 trabalhadores.
As unidades industriais distribuem-se entre o Parque Empresarial Valença, em Gandra e a Zona Industrial de São Pedro da Torre.
Para o Presidente da Câmara, Manuel Rodrigues Lopes, “Garantir emprego aos Valencianos, atraindo investimentos geradores de postos de trabalho, é essencial ao bem estar dos valencianos e uma prioridade para nós ”.
Parque Empresarial de Valença
O Parque Empresarial de Valença conta atualmente com 45 unidades industriais, entre pequenas, medias e de grande dimensão. Nos últimos anos, infra-estruturaram-se mais de 150 mil m2 de solo industrial todo já vendido, com unidades instaladas ou em processo de instalação. Uma política que a Câmara Municipal pretende reforçar com a aquisição e infra-estruturação de novos espaços.
Zona Industrial de São Pedro da Torre
A Z.I.- Zona Industrial de São Pedro da Torre conta atualmente com 26 unidades industriais e de armazenagem de pequena / media dimensão.
Em processo de ampliação a Z.I. de São Pedro contará, em breve, com mais 18 lotes disponíveis, numa área total de 71 mil m2. O novo polo está a nascer contiguo à A3, nas proximidades do polo 1 e terá a designação de Zona Industrial das Pedras Brancas, num investimento superior a 500 mil euros. A entidade que tutela este espaço é o Conselho Diretivo dos Baldios de São Pedro da Torre.
Valença é considerada, pelos investidores estrangeiros e nacionais, um local de excelência para a expansão dos seus negócios, pela localização geo-estratégica no contexto do norte de Portugal / Galiza, com áreas industriais infra-estruturadas a preços competitivos, acessibilidade direta às auto-estradas portuguesas e espanholas, proximidade a três aeroportos internacionais e a três portos de mar.