Na mensagem enviada a Ricardo Rio, o autarca diz que foi com “enorme satisfação” que tomou conhecimento da distinção. “Foi com grande satisfação que tomei conhecimento que Braga obteve a distinção”, refere o autarca, salientando o orgulho que Viana do Castelo sente quando “Portugal ou algum português vence competições ou é objeto de reconhecimento internacional em qualquer área ou domínio”.
“Este galardão vem, estou certo, reconhecer o valioso património humano, cultural e natural do concelho de Braga, com grandes expoentes na arqueologia, na arquitetura, no património religioso e na paisagem, em que ainda recentemente o Bom Jesus teve honras de distinção da Unesco”, acrescenta, lembrando ainda que “esta notoriedade de Braga nos destinos turísticos europeus, vai valorizar naturalmente a cidade de Braga, mas vem valorizar o Minho, a região Norte e Portugal”.
Para José Maria Costa, todos vão ser “beneficiados com este reconhecimento que vai valorizar e apoiar o trabalho de promoção do Minho, da região norte e do país num contexto que esperamos esteja próximo de retoma da normalidade”.
Braga foi ontem eleita o Melhor Destino Europeu para visitar em 2021. Trata-se de uma iniciativa da ‘European Best Destinations’, organização sediada em Bruxelas que promove a cultura e o turismo na Europa e distingue, desde 2010, as cidades mais modernas e atraentes para visitar na União Europeia.