O projeto que utiliza as ferramentas das novas tecnologias será composto pela partilha e testemunho de problemas relacionados com infraestruturas e serviços como a rede viária, o abastecimento de água, a manutenção de jardins, a iluminação pública, os resíduos urbanos, as avarias em equipamentos públicos, entre outros aspetos, sendo que “após reportada a ocorrência, esta é reencaminhada de imediato, para o serviço responsável da autarquia”, que tentará resolver os dilemas em questão. ScanMonção tem a sua utilização gratuita, sendo que pode ser descarregada no Google Play e na App Store da Apple.
Infracontrol “é um integrador de sistemas independentes especializado em soluções de TI (tecnologia da informação) para infraestruturas da sociedade” e a entidade encontra-se a funcionar com escritórios em Mölndal, Estocolmo, Torres Vedras, Vila Pouca de Aguiar e em Madrid, explica Infracontrol, no seu site oficial.
Na vertente online o projeto desenvolve iniciativas derivadas da gestão de ocorrências, comunicação de ocorrências, controlo da infraestrutura, informação de perturbações, monotorização, controlo do tráfego, entre outras vertentes. Para além da app ScanMonção, a iniciativa ligada ao mundo das novas tecnologias também desenvolveu as aplicações de Nós Sesimbra, AlertaTVedras, Boticas – Ajude-nos a resolver, entre outros exemplos.