Para o Presidente da Câmara, Manuel Lopes “Valença merece esta escola nova. Queremos que os nossos jovens tenham as melhores condições para se formarem como homens e mulheres. Eles são o garante do futuro desta terra”.
A obra está concluída e em breve será apetrechado com o mobiliário e equipamentos necessários para a sua entrada em funcionamento.
A comunidade escolar de Valença está entusiasmada com o novo complexo escolar e expectante na sua entrada em funcionamento e uso das novas valências.
Este foi a segunda maior empreitada pública de sempre lançada em Valença, numa área chave para que os nossos jovens possam agarrar as melhores oportunidades.
A obra foi suportada financeiramente pela Câmara Municipal de Valença, com apoios do Norte 2020, através do Plano de Desenvolvimento de Coesão Territorial do Alto Minho e do Governo Português.
O complexo escolar foi praticamente todo reformulado. Da obra destacam-se o novo auditório, biblioteca, Cantina, salas de informática e interligações entre blocos fechados. Destaca-se de toda a intervenção o novo edifício que acolhe um auditório com capacidade para 120 lugares, uma nova biblioteca, mais salas de aula e novas salas de informática e música. Esta estrutura permite, ainda, uma ligação coberta entre todos os blocos da escola, o que na prática permite aos alunos circular em todos os espaços da escola sem chuva. A obra implicou, ainda, a requalificação de todos os edifícios existentes, bem como das infra-estruturas desportivas e espaços verdes envolventes.