O protocolo, assinado esta sexta-feira, na Escola de Hotelaria e Turismo de Viana do Castelo, prevê a criação de uma Rede Municipal de Turismo, a promoção turística do concelho e a dinamização de ações e medidas destinadas aos profissionais do setor. Esta colaboração prevê a atribuição de um selo “Destino de Qualidade” às empresas aderentes.
O Presidente da Câmara Municipal, José Maria Costa, reforçou, durante a assinatura do acordo, que “a formação é essencial para a qualificação dos nossos profissionais e do produto turístico”.
Com início marcado para março, a primeira das medidas é a capacitação de profissionais de restauração, alojamento, atividades turísticas, transportes turísticos e comércio, cujos itinerários formativos foram desenhados à medida, fruto de um estudo prévio das principais plataformas digitais, nas quais se detetaram mais de mil comentários de turistas nacionais e estrangeiros sobre Viana do Castelo.
Os itinerários para cada grupo setorial pressupõem a frequência de 4 horas semanais online, abordando temáticas como boas práticas de higiene e segurança, marketing digital, atendimento, novas tendências de mercado, património local, indicadores de gestão, entre outras, terminando em junho com a atribuição de diploma pela Escola de Hotelaria e Turismo de Viana do Castelo a cada participante e a colocação do selo “Destino de Qualidade” em cada estabelecimento.
A participação de empresários e colaboradores é gratuita, sendo apenas limitado o máximo de 25 pessoas por sessão. As inscrições estão abertas até dia 26 de fevereiro e são feitas através do link no site da Câmara (http://www.cm-viana-castelo.pt/pt/selo-destino-de-qualidade-inscricao) ou diretamente através do email: sturismo@cm-viana-castelo.pt.
Está prevista ainda uma sessão de esclarecimentos online no dia 24 de fevereiro, às 15h00, de participação livre e destinada a todos os profissionais do setor. O link de acesso encontra-se disponível em (http://bit.ly/3acjxZt).
Outras medidas previstas, como encontros de network intersetorial, ações de estruturação da oferta turística, visitas de ‘influencers’ e ‘bloggers’ e campanhas de promoção turística, acontecem ainda este ano para promover a qualidade do destino e a sua reputação e visibilidade junto dos operadores turísticos.