Assim, esta manhã foram vacinadas 210 pessoas com mais de oitenta anos e, no período da tarde, serão ainda inoculadas mais cem pessoas com mais de 50 anos e doenças associadas. Durante o dia de hoje será também promovida a vacinação de cerca de uma centena de profissionais do dispositivo de Proteção Civil (bombeiros e entidades policiais).
A capacidade estimada do posto instalado no pavilhão municipal é de cerca de 800 pessoas vacinadas por dia, estando a população a ser convocada através dos Centros de Saúde.
Este plano de vacinação contra a Covid-19 resulta de uma parceria da Câmara Municipal de Viana do Castelo com a Unidade Local de Saúde do Alto Minho (ULSAM) e prevê ainda o envolvimento das Juntas de Freguesia.
A Câmara Municipal disponibiliza uma Linha de Apoio à Vacinação COVID-19 (telefone 258 819 310) para que os munícipes possam esclarecer dúvidas relacionadas com o processo e articular transporte da população se necessário.
Neste centro de vacinação estão envolvidos 20 profissionais de saúde da ULSAM, mais os funcionários municipais que possam ser necessários. No espaço foram instaladas 8 ‘boxes’, sendo quatro dedicadas ao centro de saúde de Viana do Castelo, duas ao de Barroselas e outras duas ao de Darque.
De acordo com o Vereador da Promoção da Saúde, Ricardo Rego, o centro de vacinação conta com percurso de circulação com sentido único, salas de espera após a vacinação, que inicia com 5 minutos de vigilância permanente por parte de um profissional de saúde, mais 20 minutos de espera, antes do utente dar por concluída a vacinação.
No pavilhão está ainda instalada uma zona de emergência, dotada “com profissionais de saúde especializados para acudir a algum utente que possa sentir-se mal”, estando ainda prevista uma resposta para “situações excecionais, de pessoas com mobilidade muito reduzida”, no exterior do pavilhão, indica o Vereador.
A fase seguinte será a vacinação da população em geral, sendo que o Município de Viana do Castelo irá disponibilizar a ajuda necessária, envolvendo também as Juntas de Freguesia, tendo em conta a aprendizagem alcançada com a vacinação contra a gripe sazonal, promovida em finais de 2020.
No sábado passado, recorde-se, começaram a ser vacinados os Bombeiros Sapadores e Bombeiros Voluntários do concelho vianense.