“Obviamente, o objetivo principal passa por uma inédita qualificação europeia pela segunda vez consecutiva e sei que todos vão querer estar nesse feito”, disse Hugo Silva, em declarações aos canais da Federação Portuguesa de Voleibol (FPV).
Da lista de pré-convocados sairão os 16 jogadores que irão iniciar, a partir de 19 de abril, os trabalhos de preparação da fase de apuramento para o Campeonato da Europa 2021, cuja fase preliminar se disputa em maio deste ano.
Hugo Silva, que realçou “as condicionantes impostas pela pandemia”, referiu que o que é mais tido em conta nesta convocatória é o momento e a forma com que todos chegam, pois, “na generalidade, não é o melhor devido às constantes paragens e às muitas dificuldades em treinar em boas condições”.
Outro dos grandes objetivos do ano a nível da seleção portuguesa é a participação na Golden League europeia, que, de acordo com Hugo Silva, servirá de preparação para a Challenger Cup, que decidirá o regresso à Liga das Nações em 2022.
“Será certamente uma Challenger Cup diferente da última que disputámos [2018], pois a fasquia está ao nível do melhor que a Liga das Nações apresenta, dado que há seleções incríveis a lutar pelo mesmo objetivo que nós”, adianta.
Lista de 25 jogadores pré-convocados:
– Distribuidores: Miguel Rodrigues (Cuprum Lubin/Polónia), Tiago Violas (Benfica), José Neves (Fonte do Bastardo) e Afonso Reis (Esmoriz GC).
– Centrais: Phelipe Martins (Leixões), Filip Cveticanin (Sporting de Espinho), Gerson Gomes Pereira (Martigues VB/França), Nuno Teixeira (VC Viana), José Belo (Castêlo da Maia) e Ricardo Martins (Esmoriz GC).
– Zona 4: Alexandre Ferreira (Seoul Woori Card Wibee VB/Coreia do Sul), Lourenço Martins (SAEMS Tourcoing/França), Sebastião Leão (Académicas São Mamede), André Marques (Castêlo da Maia), Tiago Pereira (UVC Holding Graz/Áustria), Nuno Marques (Benfica) e Alexandre Gonçalves (GC Santo Tirso).
– Opostos: Marco Ferreira (Al Jazira SC/Emirados Árabes Unidos), Hugo Gaspar (Benfica), Dinis Leão (Sporting de Espinho) e Bruno Cunha (Fonte Bastardo).
– Liberos: João Fidalgo (Sporting), Ivo Casas (Benfica), Gil Meireles (Sporting) e Januário Alvar (Sporting de Espinho).