Em comunicado, a CIM do Alto Minho adiantou que a decisão foi tomada em “reunião extraordinária” do seu conselho intermunicipal.
“Os municípios do Alto Minho decidiram autorizar, a partir do dia 05 de abril, a realização de feiras e mercados não alimentares que cumpram as condições de segurança e as orientações definidas pela Direção Geral da Saúde (DGS)”, sustenta a nota da CIM, com sede em Ponte de Lima.
A decisão das autarquias surge “na sequência da resolução do Conselho de Ministros n.º 19/2021, que estabelece uma estratégia de levantamento de medidas de confinamento no âmbito do combate à pandemia da doença covid-19”.
A CIM do Alto Minho foi constituída em outubro de 2008 e engloba os municípios que correspondem à Unidade Territorial Estatística de Nível (NUT) III do Minho-Lima.
Integram a associação os concelhos de Arcos de Valdevez (PSD), Caminha (PS), Paredes de Coura (PS), Ponte de Lima (CDS-PP), Valença (PSD), Viana do Castelo (PS), Vila Nova de Cerveira (Movimento independente PenCe – Pensar Cerveira), Ponte da Barca (PSD), Monção (PSD) e Melgaço (PS).