Em comunicado, a autarquia cerveirense adiantou que “as propostas devem ser entregues até ao dia 30 de março, de forma a que o início dos trabalhos aconteça durante o mês de abril”, “com um prazo de execução de quatro meses”.
A empreitada agora lançada a concurso público “abrangerá sete das 11 Juntas de Freguesia e Uniões de Freguesias do concelho e vai incidir na realização de trabalhos de pavimentação da faixa de rodagem, de drenagens e de colocação de sinalização horizontal, numa intervenção total a rondar os 10 quilómetros”.
Citado na nota, o presidente da Câmara de Vila Nova de Cerveira justificou a intervenção com a necessidade de o “concelho continuar a acompanhar os desafios impostos pela evolução e os benefícios da centralidade estratégica entre as cidades do Porto, no Norte de Portugal, e Vigo, na Galiza, Espanha”.
Para Fernando Nogueira, “a beneficiação e a modernização das vias de comunicação existentes – terrestres (rede viária) e digitais (fibra ótica com cobertura de 98%) – ganha uma importância extrema”.
“Com esta empreitada de maior dimensão, a Câmara vai contribuir para melhorar substancialmente as condições de circulação, de segurança, de acessibilidade e de conforto para a população, em especial para os residentes nos locais previamente identificados, e, consequentemente, com uma interferência positiva na qualidade da vida dos munícipes”, sustenta o município.
A autarquia adiantou que a intervenção foi antecedida de “uma avaliação técnica ‘in loco’ que detetou problemas em vários arruamentos, provocados pela degradação”, após “anos” sem obras de requalificação.