Aquele que será o primeiro torneio híbrido de xadrez em Portugal foi organizado por sete clubes – Vitória de Guimarães, GD Macedense, SIR Messinense, Loulé ++, AXPortugal, ADC Perre e C.A. – e apresenta um formato nunca antes visto em Portugal, em que os jogos são disputados online, mas os participantes são alojados presencialmente, sob a supervisão de árbitros.
Os jogadores, federados ou não, que se inscrevam na prova serão distribuídos por seis sedes (Guimarães, Macedo de Cavaleiros, Loulé, Lisboa, Viana do Castelo e Bartolomeu Messines).
Os promotores do torneio salientam como os seus objetivos a retoma gradual das competições, a aproximação de jogadores de zonas periféricas do país das grandes competições e dinamizar a modalidade. Acrescentam ainda que o formato híbrido pretende diminuir os constrangimentos com que os clubes e jogadores se debatem na participação em torneios.
O 1º Torneio Híbrido de Xadrez terá lugar no dia 1 de maio. O regulamento de inscrição pode ser consultado nas páginas dos clubes organizadores nas redes sociais.