Destas 12 turmas, a turma 4º C da Escola Básica de Monserrate, de Viana do Castelo foi a grande Vencedora Nacional, na categoria de 3º/ 4º anos do 1º ciclo do ensino básico; e 10 turmas na categoria de Vencedora Municipal, nomeadamente ao nível do escalão do 1º/ 2º anos do ensino básico, a turma do 2º A da Escola Básica de Melgaço e a turma T2A da Escola Básica de Vale do Mouro, Tangil, de Monção; ao nível do escalão do 3º/ 4º anos do ensino básico, a turma M4 da Escola Básica de Cruzeiro, Moledo, de Caminha; a turma do 1º/ 4º A da Escola Básica de Pomares, de Melgaço; a turma P4C da Escola Básica de Ponte de Lima e a turma do 4º C da Escola Básica de Monserrate, de Viana do Castelo. Ainda, ao nível do escalão do 2º ciclo do ensino básico, a turma 6º B da Escola Básica e Secundária de Melgaço e a turma 6º D da Escola Básica e Secundária Pintor José de Brito, de Viana do Castelo; ao nível do escalão do 3º ciclo do ensino básico, a turma 7º C da Escola Básica e Secundária de Vila Nova de Cerveira; e, por fim, ao nível do escalão do ensino secundário, a turma CP2CP3 da EPRAMI – Escola Profissional Alto Minho Interior, de Monção.
Esta ação da Fundação Dr. António Cupertino de Miranda tem como objetivo incentivar o interesse dos alunos do primeiro e segundo ciclos do ensino básico pelos temas da educação financeira para que, de forma lúdica, se consciencializem da importância do dinheiro e adquiram competências com vista à aquisição de um comportamento responsável do ponto de vista financeiro. Estas olimpíadas destinaram-se a alunos de todos os níveis de ensino, de 36 municípios da região Norte, tendo participado um total de 3.858 alunos, de 190 turmas.
Estas materializam-se num “quizz” cujas questões tinham de ser respondidas corretamente e no menor tempo possível. As perguntas referiram vários temas de Educação Financeira que, de acordo com o Referencial de Educação Financeira publicado pelo Ministério da Educação, devem ser lecionados no primeiro e segundo ciclos do ensino básico.
Apesar das dificuldades impostas no atual contexto pandémico, estas turmas do Alto Minho surpreenderam, mais uma vez, com bons resultados, superando outros municípios, quer da região Norte, quer a nível Nacional.
Texto: Bruna Fino