Estas obras tiveram duas componentes, nomeadamente o sistema de abastecimento de água em alta, executado pela Águas do Norte, num investimento global de 2,5 milhões de euros e o sistema de distribuição em baixa, executado pela Câmara Municipal, num investimento global de 752 mil euros.
A Rede de Distribuição a Gração, Vilarinho do Souto e Ermelo, permitiu a instalação de condutas de distribuição numa extensão de cerca de 12 km e 280 ramais domiciliários.
A empreitada de ligação do Sistema de Abastecimento de Água de S. Jorge a Vilar de Lobos, Vilarinho do Souto e Ermelo (Arcos de Valdevez) é da responsabilidade das Águas do Norte. A empreitada incluiu a execução de várias infraestruturas, nomeadamente 6.8 KM de condutas adutoras, duas estações elevatórias e 3 reservatórios do Vale, Vilar de Lobos e de Vilarinho do Souto.
Este momento revestiu-se de grande importância, pois com a entrada em funcionamento destas obras está concluída e reforçada a rede de abastecimento de água nas Freguesias do Vale e da União de Freguesia de S. Jorge e Ermelo, e, irá permitir incluir no sistema integrado de abastecimento de água em alta as freguesias de Soajo e Cabana Maior.
Esta obra vai contribuir para o objetivo de garantir à população o abastecimento de água em quantidade e qualidade, avanços importantes na melhoria e qualidade de vida dos arcuenses.