Utilizar o telemóvel enquanto se conduz é um comportamento de elevado risco e uma das causas que mais tem contribuído para a sinistralidade rodoviária. Estudos científicos equiparam o uso indevido do telemóvel à condução sob o efeito do álcool, com consequências muito parecidas na atenção e na capacidade de reação.
Assim, e para a proteção de todos, a PSP de Viana do Castelo “vem apelar à não utilização deste aparelho durante a condução”. Relembra-se que, com as alterações promovidas recentemente ao Código da Estrada, a coima pelo uso do telemóvel durante a condução foi agravada: o seu valor duplica, passando os respetivos limites para 250 € a 1250 €, havendo ainda lugar à subtração de três pontos na carta de condução, ao invés dos anteriores dois pontos.
No mesmo período, salientam-se ainda 135 autuações por falta de inspeção periódica obrigatória, 45 por desobediência à sinalização semafórica, 37 por não utilização de cinto de segurança e 13 por falta de seguro de responsabilidade civil, levando à apreensão de diversas viaturas e documentos.
A PSP apela a todos os cidadãos que cumpram as normas de segurança rodoviária, podendo também contactar-nos sempre que necessitem de esclarecimentos ou de qualquer apoio.