Ao abrigo de um protocolo entre a autarquia e a Unidade Local de Saúde do Alto Minho (ULSAM) para a execução da empreitada, assinado em dezembro passado, a ULSAM ficou responsável pela elaboração do projeto e a Câmara Municipal pela execução da empreitada da nova Unidade de Cuidados de Saúde Primário. O investimento vai ser candidatado a fundos comunitários, sendo que o Município assume a componente nacional e os arranjos exteriores.
Em junho de 2020, o Presidente da Câmara Municipal informara que a construção desta Unidade de Saúde Familiar estava prevista no Plano de Atividades e Orçamento do Município, considerando que “começa a ser premente dotar a freguesia e as localidades vizinhas de um espaço de qualidade, para que os atos médicos sejam feitos com mais dignidade” já que “as atuais condições de funcionamento da extensão de saúde não são as melhores”.
Antes, em fevereiro, a Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovara por unanimidade a Declaração de Utilidade Pública (DUP) do terreno para a construção da nova USF. A construção da Unidade de Saúde Familiar da Meadela “é considerada absolutamente estruturante e indispensável à rede de equipamentos de saúde no concelho”.