A realização do simulacro tem como objetivo a certificação do Centro de Meios Aéreos de Arcos de Valdevez, para que seja possível usar o equipamento ao nível de todas as vertentes, incluindo voos de Proteção Civil e Aviação Civil.
Paralelamente, também foi criada e testada uma Brigada de Intervenção composta por Bombeiros que serão a primeira intervenção em caso de acidente com aeronaves na estrutura, os quais, de forma organizada e coordenada, desenvolverão as ações necessárias para melhorar a segurança no Centro de Meios Aéreos. Para tal, estão em processo formativo com a Escola Nacional de Bombeiros e Operadores Aéreos no sentido de ser aperfeiçoada a intervenção numa área tão específica.
Para além das Associações Humanitárias de Bombeiros Voluntários de Arcos de Valdevez, Ponte de Lima e Paredes de Coura, também participaram no exercício o Gabinete de Proteção Civil do Município de Arcos de Valdevez, INEM, GNR, UEPS e os Comandantes Distritais de Operações de Socorro de Viana do Castelo, Marco Domingues e Paulo Barreiro.
A recém-criada brigada iniciou funções no dia 15 de maio, coincidente com o início do DECIR 2021.