Portugal venceu a ‘poule’ D, com nove pontos, graças a um ‘pleno’ de vitórias em março sobre Croácia (1-0), Inglaterra (2-0) e Suíça (3-0), e volta à Eslovénia com 10 campeões europeus sub-17, dos quais cinco venceram há quase três anos o título de sub-19.
O vencedor do jogo entre Portugal e Itália, que arranca às 21:00 (20:00 em Lisboa), no Estádio Stozice, em Ljubljana, com arbitragem do francês François Letexier, encontrará nas meias-finais Espanha ou Croácia, que se defrontam três horas antes em Maribor.
Portugal procura um inédito título à oitava presença na fase final de um Europeu de sub-21, que tem decorrido na Hungria e Eslovénia num formato desfasado, devido ao adiamento para este ano do Euro2020, motivado pela pandemia de covid-19.
A Seleção Nacional portuguesa nunca derrotou a Itália em fases finais de Europeus de sub-21 – três empates e duas derrotas – teve de dispensar no início do estágio Thierry Correia e o vianense Francisco Trincão por causa do novo coronavírus, que provoca a covid-19.