Este cientista arcuense, de renome internacional, percorreu o mundo em busca de novas abordagens científicas e de conhecimento.
Num investimento de mais de 2 milhões de euros, as Oficinas de Criatividade Himalaya são uma plataforma de promoção da Ciência, da Eco cidadania e da sustentabilidade.
A “Oficina de Criatividade Himalaya” é um espaço dedicado a áreas tão diversas como Ciência, a Educação, a Ecologia e a Filosofia, e irá operar como um equipamento de descoberta e fruição, tendo nas crianças, jovens e famílias o seu principal público-alvo.
O espaço das “Oficinas de Criatividade Himalaya” integra uma cúpula de projeção de alta definição em 360º (Fulldome), funcionando como um planetário, uma sala dedicada à Vida e Obra do cientista e aos seus contributos para a atualidade, denominada “Núcleo Interpretativo Himalaya”, e outra ligada à ciência e à pedagogia, o “Centro da Eco cidadania”, bem como um original labirinto dedicado igualmente à figura universal de Himalaya. O espaço exterior incorpora alguns equipamentos ligados com a ciência, bem como uma réplica do Pirelióforo apresentado por Himalaya na Exposição Universal de St. Louis (EUA).
Para o Presidente da Câmara Municipal, João Esteves, “este é um projeto de enorme importância para o desenvolvimento sustentável do concelho e da região”; para o edil este é mais um “investimento na criação de um espaço de conhecimento, inovação e educação, que irá contribuir para a fixação de pessoas, para a Eco cidadania, para mais sustentabilidade e mais oportunidades para todos.”
Por esta passagem por Arcos de Valdevez, o Presidente da República visitou ainda a Unidade de Cuidados Continuados da Santa Casa da Misericórdia de Arcos de Valdevez, e a EB2/3S de Arcos de Valdevez, onde almoçou Carne Cachena. Um produto local que a Câmara Municipal quis incluir nas ementas escolares, no âmbito do Programa de Valorização dos Produtos e Produtores Locais – “Terras do Vez – Sabores e Tradições”.
A operação “Oficina de Criatividade Himalaya”, é cofinanciada pelo FEDER, Programa Operacional Norte2020, Portugal2020, Eixo Prioritário 4-Qualidade Ambiental, com um Investimento Elegível de 1 334 474,95€ e Com – participação Comunitária de 1 134 303,71 €.