O Programa Bairro Feliz, fortalece o vínculo com as comunidades locais e promovendo uma relação mais próxima e ativa com os vizinhos de cada loja.
As causas já podem ser inscritas por grupos de cinco vizinhos ou qualquer entidade (Associações, IPSS, Fundações, Cooperativas, entidade pública ou privada, etc.). As áreas de abrangência das causas são: Saúde, Bem-estar e Desporto, Apoio Social e Cidadania, Cultura e Património, Turismo e Lazer, Educação e Ambiente e Causa Animal.
Filipa Pimentel, Coordenadora Nacional do Programa Bairro Feliz, afirma que: “Com o Programa Bairro Feliz queremos ser ainda mais activos na comunidade local e reforçar que a nossa relação com a vizinhança não começa nem acaba na porta de cada uma das nossas lojas. Somos parte do bairro e da vida do bairro. Celebramos juntos nos momentos de festa e apoiamos nos momentos difíceis. E em cada edição do Programa Bairro Feliz cada loja Pingo Doce tem 1.000€ para apoiar a causa que os seus vizinhos escolherem.”
As inscrições já estão abertas, e podem ser feitas através do site pingodoce.pt. As entidades locais ou grupos de vizinhos têm assim até ao dia 1 de julho para inscrever a sua causa. Todas as inscrições serão avaliadas por um júri que irá, posteriormente, selecionar duas causas finalistas que irão avançar para votação em loja. A causa mais votada em cada loja receberá o montante necessário para a sua concretização, até ao valor máximo de 1.000€.
Após duas edições de âmbito regional – na zona Norte –, o Programa Bairro Feliz estende-se agora a todo o território continental e à Região Autónoma da Madeira. Nestas edições de arranque foram apoiadas 157 causas.