O projeto tomou a forma de ‘O Ídolo’, um filme produzido durante seis dias, em Lisboa, na serra de Sintra e no navio Gil Eannes em Viana do Castelo.
Esta é uma história onde intriga, mistério e suspense se cruzam com a disputa por um objeto precioso a bordo de um navio transatlântico.
Realizado por Pedro Varela, e com produção da Agência Uzina e Blanche Films, esta curta de vinte minutos está apenas disponível online. No elenco estão Tiago Felizardo, Ana Vilela da Costa, Soraia Tavares e Paula Magalhães.
“Desde o primeiro minuto que senti o enorme privilégio e a responsabilidade de continuar uma ideia escrita há quase cem anos, por uma das nossas maiores referências culturais”, afirmou o realizador e responsável pelo guião. “Fazer justiça ao que o Pessoa teria na sua intenção original, foi o meu único objetivo. Foi esse o meu mergulho. Apesar do desafio de filmar o filme através de um smartphone, não podia estar mais feliz com o resultado final”.
Este é o primeiro filme português gravado inteiramente com um Samsung Galaxy S21 Ultra 5G.
A tendência de gravar filmes com smartphones começou há quase dez anos, quando o sul-coreano Park Chan-wook usou apenas um iPhone 4 para criar a curta de terror Night Fishing. Entretanto, foram vários os realizadores que recorreram ao telemóvel da Apple para fazer produções com mais ou menos reconhecimento.