Em comunicado, a empresa explicou que o investimento “irá garantir, no imediato, o reforço do abastecimento de água no sistema das freguesias de Castanheira e Insalde, com o consequente fornecimento de água ao parque industrial de Paredes de Coura, onde está a ser instalada a empresa farmacêutica grupo espanhol Zendal”.
A empreitada que agora se inicia naquele concelho do distrito de Viana do Castelo “foi adjudicada à DST, S.A com um prazo de execução de 10 meses”.
Segundo a Águas do Norte, com aquela intervenção “fica assegurado o abastecimento em alta, com os adequados padrões de qualidade e quantidade, aos reservatórios existentes nas proximidades da sede do concelho de Paredes de Coura.
Em causa estão os reservatórios de Mozelos, Formariz, Ferreira, Linhares e Cossourado, em Paredes de Coura, bem como a expansão para a adução às freguesias de Gondar, Mentrestido, Sapardos e Candemil, no concelho vizinho de Vila Nova de Cerveira.
“Ciente de alguns transtornos que eventualmente poderão causar estas obras, a Águas do Norte apela à compreensão da população durante o tempo de execução, devendo ter-se em consideração que só através da realização deste esforço de infraestruturação se obtêm os níveis adequados de qualidade do serviço de abastecimento de água aos municípios que integram o sistema multimunicipal”, refere a empresa.
Responsável pela gestão da rede de abastecimento de água em alta e de saneamento básico de 63 municípios, a empresa iniciou atividade em 2015.
A Águas do Norte resultou da agregação das empresas Águas do Douro e Paiva, Águas do Noroeste, Águas de Trás-os-Montes e Alto Douro, e Simdouro – Saneamento do Grande Porto, integradas no grupo Águas de Portugal (AdP), detendo “a concessão por 30 anos da exploração e gestão do sistema multimunicipal de abastecimento de água e de saneamento do Norte de Portugal”.