A Romaria da Sra. d’Agonia, na categoria Festas, Feiras e Romarias; a Filigrana, no Artesanato; o Sarrabulho, na categoria Cozinha Tradicional Portuguesa; a vila de Arcos de Valdevez, em Aldeias e Vilas; a Praia Fluvial das Azenhas, em Vilar de Mouros, Caminha, na categoria Praias; e o Monte de Santa Luzia, em Viana do Castelo, em Reservas, Paisagens e Barragens, foram alguns dos ícones regionais vencedores na edição deste ano do Prémio Cinco Estrelas Regiões.
Este Prémio, que vai na sua 4ª edição, é um sistema de avaliação que identifica o melhor que existe em cada uma das 20 regiões do País (18 distritos + 2 regiões autónomas), ao nível de recursos naturais, gastronomia, arte e cultura, património e outros ícones regionais de referência nacional. São igualmente reconhecidos os negócios locais que se diferenciam pela sua qualidade. Através de uma votação nacional a população portuguesa identificou, para cada região, o que considerou Cinco Estrelas a vários níveis. Este ano envolveu a participação de 346.000 consumidores portugueses.
Refira-se que a indicação dos ícones dos distintos territórios para apresentação ao concurso, foi feita diretamente pelo público português, numa fase anterior ao processo de eleição dos vencedores, nas plataformas digitais da organização do Prémio Cinco Estrelas Regiões.