De 24 de março a 21 de maio, prazo em que decorreu o concurso, este ano com aposta na desburocratização do processo podendo os candidatos submeter as propostas, pela primeira vez e dentro deste período, através da página oficial www.festasdagonia.com, foram recebidas 46 diferentes propostas, de 31 autores.
“Temos a sublinhar que apesar dos condicionalismos que ainda se vivem, devido à pandemia e toda a incerteza que nos rodeia, tivemos o dobro das propostas de 2020, em que as festas foram praticamente simbólicas, sem público. Daí ser importante este interesse acrescido por este concurso”, reconhece o presidente da Comissão de Festas, António Cruz.
Para a escolha do cartaz de 2020, a Comissão de Festas recebeu 21 propostas de cartaz, de 16 autores.
Tal como nos dois anos anteriores, o concurso público para a escolha do cartaz oficial da Romaria de 2021, promovido pela Câmara Municipal de Viana do Castelo, VianaFestas e Comissão de Festas, contou com tema livre.
O cartaz vencedor do concurso deste ano é selecionado por um júri que avalia vários critérios, nomeadamente a eficácia da mensagem, originalidade e criatividade, ou a qualidade técnica e estética das propostas.
“Tal como temos feito sempre, vamos apresentar o cartaz vencedor no final de junho”, garante o presidente da Comissão de Festas da Romaria de Nossa Senhora d’Agonia.
A festa vai decorrer este ano de 19 a 22 de agosto, em Viana do Castelo, com um programa ao vivo e alguns momentos apenas ‘online’, em função da evolução da pandemia de covid-19.
Depois do mote “Sentir as festas d’Agonia” em 2020, que pela primeira vez em quase 250 anos deixou a Romaria sem público, para prevenir a transmissão da doença, a Comissão de Festas admite que nesta edição já será possível também vivê-las, com alguns eventos, nomeadamente no Centro Cultural da cidade e ao ar livre na componente religiosa, mas embora ainda com restrições.
É o caso da Festa do Traje ou dos já tradicionais concertos da Romaria, com os Sons do Minho e Augusto Canário e Amigos.
Dentro da habitual programação também deverá realizar-se uma Feira de Artesanato, com horários de funcionamento e circuitos previamente estabelecidos, para evitar aglomerações e cumprir as orientações da Direção-Geral de Saúde.
Em função da evolução da pandemia, a Comissão de Festas, a VianaFestas e a Câmara Municipal estão a equacionar a realização de outros momentos habituais da Romaria, cumprindo as orientações oficiais em matéria de saúde pública.
“Tudo está a ser pensado e trabalhado, mas em última instância o que prevalecerá será o critério da defesa da saúde pública, como é óbvio”, destacou António Cruz.
A Romaria em honra de Nossa Senhora da Agonia realiza-se, anualmente, na cidade de Viana do Castelo, desde 1772 e desde 1783 que ocorre em agosto.