“Reconhecendo que é a oração que construi e sustenta a comunidade de fé”, os fiéis rezaram pela nomeação de um novo pastor “para que, à imagem de S. Bartolomeu dos Mártires, seja capaz de dar a vida” pela Diocese a que será chamado a servir.
“Entregamos-te, nesta hora, a nossa Diocese com todas as suas comunidades, pedindo-te, de modo especial, pela nomeação de um novo bispo: que, segundo o vosso coração, seja capaz de nos aproximar cada vez mais de vós. Transforma a nossa expectativa em alegria, congrega os nossos desejos e orações, une-nos, para, assim, recebermos quem nos envias. Acende em nós a audácia e o desassombro, a ousadia e a coragem, para te seguir, com a ajuda do pastor que te pedimos com fé”, referiu-se na oração.
No final da mesma, em que foram lidos textos retirados do Estimulo dos Pastores de S. Bartolomeu dos Mártires, fortaleceram o seu pedido e oração para que, o quanto antes, chegasse à Diocese de Viana um Pastor “perfumado com o cheiro das suas ovelhas, cheio de mansidão e misericórdia, diligente no encontro e na amizade, pronto e disponível para a escuta, capaz de procurar e conduzir as ovelhas dispersas, de preservar o vosso povo na unidade, de olhar com bondade para os mais pobres”.
A corrente de oração continuará, todas as quintas-feiras, em diversos arciprestados, sendo a próxima no dia 10 de junho à mesma hora, na Igreja de Santa Eulália de Venade, no Arciprestado de Caminha.
Horas antes, na oração de Vésperas, que marcaram a solenidade do Corpo de Deus, Monsenhor Sebastião Pires Ferreira reforçou a necessidade de oração por esta intenção pedindo “Vinde, Senhor Jesus! — e, adorando-Te neste Pão Sagrado, Te suplicamos que, pela intercessão de Santa Maria Maior, padroeira da nossa diocese e Mãe da Igreja, de São Teotónio, de São Paulo VI e de São Bartolomeu dos Mártires, que esta Diocese, seja, quanto antes, provida com um Bom Pastor, sucessor dos Teus Apóstolos, para que todos nos sintamos, verdadeiramente, membros convictos e activos da e na Tua e nossa Igreja”.