Na cerimónia, o Ministro da Educação valorizou a importância do clube para a formação dos jovens de Barroselas e freguesias limítrofes. “Através do desporto, eles sabem que a vida se pode magnificar. Através do desporto, há tanta e tanta gente a dar do seu tempo para que isto aconteça. Aqueles que são dirigentes dos nossos clubes, passam a noção de equipa e isso é muito importante”, declarou o governante.
Já o edil vianense, José Maria Costa, salientou o forte investimento que o Município tem feito na requalificação de espaços desportivos. “Estamos a fazer intervenções em cinco campos de futebol. Vamos fazer no Vila Fria 80 e vamos iniciar, no mês de julho, no campo de Perre, no campo de Deocriste e também no campo de Vila Franca. Iniciámos já as obras na Praça Viana para a prática de ginástica. Todo este esforço se enquadra na candidatura de Viana do Castelo a Cidade Europeia do Desporto em 2023”, declarou o autarca.
A empreitada no campo do Complexo Desportivo de Barroselas foi financiada pelo IPDJ no âmbito do PRID – Programa de Reabilitação de Instalações Desportivas 2021. Já a Associação Desportiva de Barroselas aproveitou a visita para a anunciar a intenção do clube de lançar em novas atividades, com o objetivo de ter voleibol feminino de formação na próxima época.
O projeto da Cidade Europeia do Desporto para 2023 vai ter uma linha de atuação muito forte na promoção da atividade desportiva do cidadão, com estratégia de saúde e bem-estar dos vianenses. Por isso, para além dos eventos nacionais e internacionais, seminários e provas diversas, a Cidade Europeia do Desporto terá uma forte componente de atividade para a população.