Em comunicado, o PPM explica a sua posição:
“Foi feito acordo de coligação PSD-CDS-PPM a que se deu o nome de AMAR VIANA , lista essa encabeçada pelo Sr Deputado Eduardo Teixeira, pessoa de resto que me orgulho de ser amigo pessoal e que tenho o respeito político que efectivamente me merece”, refere Manuel Costa, coordenador do PPM em Viana do Castelo.
“Entre aquilo que se combinou e o que foi cumprido vai uma distância enorme e que eu não posso aceitar. Entre as mais gravosas ao nível do tratamento combinado e que o respeito pelo nosso partido impõe está a não inclusão ou outra referência ao nosso partido nos diversos outdoor,s ou publicações, Logótipo ou menção ao nome PPM-Partido Popular Monárquico”, lê-se na nota.
“Embora nada tenhamos a objetar, não concordamos com o ritmo e temas seguidos em pré-campanha e que se centrou praticamente no candidato e nunca incluindo qualquer tipo de politica praticada e doutrinada pelos parceiros de coligação.
Assim, depois de comunicar e obter concordância da direção de meu partido, da qual faço parte, decido agora comunicar a todos os militantes e simpatizantes do PPM-Partido Popular Monárquico que nos retiramos e face ao exposto acima da candidatura do AMAR VIANA já o PPM ama Viana todos os dias”.
O PPM informa ainda, “que ponderamos ter lista própria para Viana do Castelo ou apoiando o candidato Arqº Rui Martins com o qual nos identificamos e que a sua candidatura se insere perfeitamente nos valores que ambos comungámos”.