O projeto prevê a substituição de coberturas com a introdução de isolamento térmico, novas caixilharias, substituição de pavimentos, criação de um amplo espaço de alpendre coberto para fazer a ligação entre blocos e a cantina.
A intervenção prevê ainda a demolição de dois blocos que funcionam como anexos e oficinas e a melhoria de sistema de iluminação em algumas salas, pintura e impermeabilização do pavilhão desportivo, bem como o arranjo e a recuperação de pavimentos exteriores.
Duranta a reunião camarária, o edil vianense, José Maria Costa, indicou que o projeto já obteve parecer favorável da DGEstE – Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares, sendo que o concurso público tem de ser iniciado este mês para poder ser financiado através de fundos do atual quadro comunitário de apoio, cujo prazo para entrega de candidaturas termina no final de julho.
Já em janeiro de 2020 o Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo e o Vereador do Desporto estiveram na escola Pintor José de Brito para visitarem as obras terminadas de reabilitação do pavilhão desportivo do equipamento escolar, numa empreitada de 76.430 euros.