De acordo com o regulamento da feira, disponível no site oficial em www.festasdagonia.com , esta volta a realizar-se no Jardim Público, promovida pela VianaFestas e pela Comissão de Festas da Romaria da Senhora d’Agonia; as inscrições dos artesãos, de caráter obrigatório, vão decorrer de 09 a 30 de junho.
“O acesso do público vai continuar a ser gratuito, mas terá entrada condicionada ao número máximo de pessoas no local, tendo em conta as regras de proteção sanitária em vigor. Mas o facto de podermos fazer a Feira de Artesanato de forma presencial já é muito importante”, assume António Cruz, presidente da Comissão de Festas.
A feira deste ano tem a particularidade de ser destinada à exposição de trabalhos de artesãos exclusivamente do concelho de Viana do Castelo e obriga a que todos os artigos expostos apresentem “no mínimo 50% de trabalho artesanal/manual” no seu produto final.
Durante a feira, para garantir a autenticidade dos produtos, em termos de bordados, só será permitida a exposição e comercialização de peças feitas manualmente, enquanto que na filigrana apenas a utilização de peças certificadas como tal, em metal precioso ou não precioso, e todas as imitações de filigrana serão excluídas.
“Temos noção da importância desta feira para os nossos artesãos, sobretudo depois das dificuldades de um ano como o de 2020, e por isso, este ano, teremos expositores só de Viana do Castelo”, acrescenta António Cruz.
A feira vai decorrer de 07 a 18 de agosto das 16:00 às 22:00, passando de 19 a 22 de agosto a ter lugar das 10:00 às 24:00.
A Feira-Exposição de Artesanato das Festas de Nossa Senhora d’Agonia remonta a 1917, quando se realizou a primeira exposição de lavores regionais, chegando aos dias de hoje como um evento âncora da cidade, com dezenas de artesãos.
A sua abertura, em pleno centro de cidade, antecede, como habitualmente, o arranque da Romaria, que este ano vai continuar condicionada na realização de eventos presenciais pelas restrições impostas pela pandemia de covid-19, embora com a previsível realização de alguns eventos ao vivo.
Paralelamente, a mostra digital da Feira de Artesanato das Festas de Nossa Senhora d’Agonia, lançada em 2020 para colmatar a ausência deste evento devido à pandemia, vai continuar disponível.
Este diretório online, que integra a página oficial da Romaria, em www.festasdagonia.com permitirá aos artesãos divulgar os seus produtos, arte e contactos.
Através deste diretório, os utilizadores poderão ver o portefólio de cada artesão participante, com fotografias dos seus trabalhos.