FECHAR
Logo
Capa
A TOCAR Nome da música AUTOR

Internacional

18 Jul 2021

Alunas do IPVC apresentam em Madrid projeto de apoio às vítimas de violência doméstica

Rádio Geice

Acessibilidade

T+

T-

Contraste Contraste
Ouvir
Quatro alunas da Escola Superior de Ciências Empresariais (ESCE) do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) apresentaram o projeto “Pasaporte a la Libertad" na SFERA Experience na Universidad Camilo José Cela, em Madrid.

Estas alunas finalistas da ESCE do IPVC propunham uma comunidade autossustentável, autónoma e segura para as vítimas de violência doméstica na SFERA Experience, uma iniciativa de inovação social da Fundación UCJC, que conecta estudantes de 10 universidades ibero-americanas para que possam propor projetos empreendedores como resposta aos desafios sociais e ambientais.

“Toda a experiência e contato com pessoas de outros países, culturas, mentalidades e estilos de vida foram uma mais-valia. Não ganhamos o prémio, por muito pouco, mas ganhamos uma experiência única”, referiu a aluna Tânia Dantas, que apresentou o projeto em espanhol. “Focamos o nosso projeto nas consequências de desigualdade de género, nomeadamente na violência doméstica. Apesar de haver muita sensibilização para este tema, os números são muito elevados e com a pandemia continuou a aumentar”, referiu, sublinhando que o objetivo da comunidade é receber mulheres e filhos.

“As mulheres iriam trabalhar na comunidade em várias áreas de forma a tornar a comunidade financeiramente autónoma e assim não dependeriam de ninguém”, acrescentou Tânia Dantas, adiantando que ali as mulheres teriam acesso também a sessões com outras mulheres para partilharem histórias de vida.

Para “proteger as vítimas do agressor”, a comunidade seria anónima, sendo que as vítimas teriam ao dispor vários serviços de apoio e de retaguarda. As mulheres que integrariam esta comunidade podiam abandonar o espaço, quando já tivessem independência financeira, mas teriam sempre a possibilidade de continuar com sessões e acompanhar as mulheres que iam chegando de novo.

O projeto “Pasaporte a la Libertad” foi desenvolvido nos últimos meses, entre as alunas Tânia Dantas e Cátia Vieira, da licenciatura de Marketing e Comunicação Empresarial, e as alunas Ana Sousa e Daniela Vieira, do curso de Organização e Gestão Empresariais, com a tutoria da professora Helena Santos.

Últimas Noticias

Últimos Podcasts