FECHAR
Logo
Capa
A TOCAR Nome da música AUTOR
Pedro Xavier 19 Jul 2021

Ciclo do Órgão de Viana do Castelo encerrou com concerto na Igreja Paroquial de Serreleis

A primeira edição do "Ciclo de Órgão de Viana do Castelo", evento promovido pelo Secretariado de Liturgia da Diocese de Viana do Castelo, com o apoio da Câmara Municipal, encerrou no domingo com o concerto “Per Sonare: música para órgão e quinteto de metais”, na Igreja Paroquial de Serreleis, pelo organista Tiago Ferreira e VIANNA BRASS QUINTET.

Acessibilidade

Ouvir
Aumentar Texto Diminuir Texto
Contraste Contraste

Antes, no sábado, a Igreja de São Domingos foi palco de “Motetes e invenções, do renascimento ao romântico”, concerto evocativo de S. Bartolomeu dos Mártires, por Jonathan Ayerst e CAPELLA DURIENSIS.

Esta iniciativa visou valorizar este instrumento e o património construído. Neste sentido, esta primeira edição incluiu concertos, workshops e uma conferência. Este ciclo visa igualmente sensibilizar para a importância do restauro e manutenção dos órgãos, assim como para a sua regular e criteriosa utilização.  

O concelho possui 22 órgãos de tubos, estando 21 localizados em igrejas e um na Academia de Música. Neste evento puderam, assim, ser escutados seis órgãos: da Igreja da Misericórdia, datado de 1721; da Sé Catedral, de 1790; da Igreja Paroquial da Areosa, de 1806; da Igreja de São Domingos, do início do século XIX; da Igreja Paroquial de Serreleis, de 1793; e da Academia de Música de Viana do Castelo, de 1999.

Comentários

Últimas notícias

mais notícias

Últimos podcasts

mais podcasts