FECHAR
Logo
Capa
A TOCAR Nome da música AUTOR

Regional

22 Jul 2021

Escolas do distrito de Viana do Castelo doam mais de 11 mil euros à Fundação Infantil Ronald McDonald

Pedro Xavier

Acessibilidade

T+

T-

Contraste Contraste
Ouvir
Foram mais de 2900 crianças do pré-escolar e 1º ciclo do distrito de Viana do Castelo que se uniram à causa da Fundação Infantil Ronald McDonald no Dia Mundial da Criança. Intitulada ‘Casinhas Solidárias’, a iniciativa, promovida pela Fundação e vários municípios de Viana do Castelo, visou sensibilizar a comunidade escolar da região para ajudar as crianças em tratamento hospitalar longe de casa. Através desta campanha solidária, foi possível angariar mais de 11 mil e quinhentos euros que vão contribuir para apoiar a missão da Casa Ronald McDonald do Porto.

Numa ação entre mais de 30 escolas de seis municípios do distrito de Viana do Castelo (Monção, Valença, Caminha, Paredes de Coura, Arcos de Valdevez e de Ponte da Barca), a campanha ‘Casinhas Solidárias’ envolveu professores, pais e alunos do ensino pré-escolar e 1º ciclo numa missão conjunta para ajudar crianças em tratamento hospitalar e suas famílias apoiadas pela Casa Ronald McDonald do Porto. O contributo das mais de 2900 crianças e respetivas famílias permitiu angariar um total de mais de 11 mil e quinhentos euros.

As crianças das escolas dos municípios que se associaram à iniciativa receberam uma ‘Casinha solidária’ para pintar e construir, e foram convidadas a fazer uma recolha de donativos junto da sua família. No final, estas pequenas casas, equiparadas a um mealheiro, foram recolhidas pelos docentes com as doações de pais e alunos e entregues à respetiva Câmara Municipal. Os fundos angariados foram entregues à Gestora da Casa Ronald McDonald do Porto, Isabel Aragão.

A ideia de criar a campanha ‘Casinhas Solidárias’ surgiu de uma voluntária da Fundação Infantil Ronald McDonald que acompanhou uma família de Caminha apoiada pela Casa Ronald McDonald do Porto durante o internamento do seu filho. Sensibilizada pela causa, e testemunhando o impacto desta Casa no bem-estar da família, tomou a iniciativa de propor uma ação solidária onde os cidadãos de Viana do Castelo pudessem também fazer a diferença na vida de crianças em tratamento hospitalar.

Inaugurada em 2013, a Casa Ronald McDonald no Porto é hoje a segunda do país. Está preparada para acolher em simultâneo 12 famílias, que aqui pernoitam, e outras famílias que utilizam a Casa durante o dia. Esta “casa longe de casa” já apoiou mais de 600 famílias com crianças em tratamento no Centro Hospitalar Universitário de São João e no IPO-Porto. A sua localização, no campus do Hospital de São João, permite que as famílias acompanhem de perto as suas crianças durante os tratamentos hospitalares, zelando pelo seu conforto durante este período, de forma gratuita.

Para Gonçalo Barata, Diretor Executivo da Fundação Infantil Ronald McDonald, “A adesão da comunidade escolar de Viana do Castelo, em especial dos professores, educadores e alunos das escolas associadas a esta campanha solidária, foi muito gratificante e deixou-nos muito felizes. Os alunos do ensino pré-escolar e 1º ciclo foram verdadeiros heróis da nossa causa! O resultado foi extraordinário, pelo que agradeço, em nome das famílias da Casa Ronald McDonald do Porto, todo o esforço que a comunidade escolar reuniu para tornar este objetivo possível.”

 Sobre a Fundação Infantil Ronald McDonald:

A Fundação Infantil Ronald McDonald é uma Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS) de reconhecida Utilidade Pública, que tem como missão a promoção e realização de iniciativas que contribuam para o bem-estar das crianças e suas famílias. Criada em 2000, conta com o apoio da sociedade civil e de parceiros, entre eles a McDonald’s Portugal e os seus franquiados, que ajudam à sustentabilidade das Casas Ronald McDonald.

A Casa Ronald McDonald de Lisboa, inaugurada em 2008, situa-se no Largo Conde Pombeiro, perto do Hospital Dona Estefânia e apoia o Centro Hospitalar Universitário Lisboa Central. A Casa Ronald McDonald do Porto, inaugurada em 2013, situa-se no campus do Hospital de S. João, e apoia o Centro Hospitalar Universitário S. João e o IPO-Porto. O primeiro Espaço Familiar Ronald McDonald em Portugal, inaugurado em 2017, situa-se no Hospital de Santa Maria, em Lisboa. No total, as duas Casas e o Espaço Familiar Ronald McDonald já apoiaram e acolheram mais de 3.780 famílias.

App Geice Fm
App Geice Fm

Últimas Noticias

Últimos Podcasts