Pintomeira nasceu em Deocriste, no concelho vianense. Entrou, em 1957, no Seminário de Braga, onde permaneceu até 1962. Em 1965 terminou os seus estudos liceais e decidiu abandonar a formação em Arquitetura, tendo optado pela Pintura. Em 1966 fez a sua primeira exposição na então existente Galeria Divulgação, em Viana do Castelo.
Entre 1967 e 1971 encontra-se em Lisboa e frequenta um atelier coletivo na Mouraria, onde faz algumas exposições e convive com Mário Cesariny, Cruzeiro Seixas e Raul Peres, pintores do movimento surrealista português. Viveu em África, em Paris e em Amesterdão.
Desde 1966 e até à atualidade Pintomeira tem no seu currículo mais de uma centena de exposições individuais, em Portugal e no estrangeiro. Entre 1971 e 2018 participou em várias exposições coletivas, bienais e feiras de arte, em Portugal e em vários estados europeus. Está representado em várias coleções institucionais, coleções públicas e privadas em diversos países da Europa, nos Estados Unidos da América, Israel, Canadá e Brasil.