O Município de Viana do Castelo apoiou a construção desta infraestrutura, que resulta da remodelação e ampliação de um edifício existente cedido pela Diocese de Viana do Castelo, que passa a dispor de 742 metros quadrados de área coberta, repartida por rés do chão e primeiro andar, com salas de formação e reunião, cozinha, refeitório, dormitório em camaratas, armazém e instalações sanitárias.
O Centro de Formação é uma infraestrutura essencial para o desenvolvimento do trabalho associativo do CNE ao nível regional e vem dar resposta às necessidades de espaço e à criação de condições logísticas para a exigente formação de dirigentes e qualificação dos Agrupamentos do CNE.
Ao nível regional, anualmente são realizadas 10 ações de fim-de-semana alargado, movimentando 16 formadores e mais de 150 formandos. São ainda realizadas dezenas de reuniões setoriais lideradas por mais de 60 dirigentes das equipas pedagógicas, que organizam e desenvolvem várias ações formativas e pedagógicas na região, representando milhares de horas de trabalho destes adultos voluntários do movimento escutista.
Este espaço funcionará também como uma estrutura polivalente, ao serviço da comunidade.