“Há cerca de dois anos, e como contrapartida por verem reduzido o seu espaço de pesca fruto da instalação de eólicas no mar vianense, José Maria Costa prometeu aos pescadores de pequenas embarcações a realização de obras na rampa de encalhe, que necessita de uma intervenção há mais de duas décadas”, esclarece a IL em comunicado.
A colocação de novas travessas e de um guincho “era o mínimo reclamado pelos pescadores, num projeto que nunca teria custos superiores a 50 mil euros e que iria servir cerca de meia centena de homens do mar. No entanto, e apesar de diversas reuniões, tornou-se claro de que tinham sido vítimas das promessas vãs de José Maria Costa. Refira-se que, mesmo não usufruindo da rampa, os pescadores pagam obrigatoriamente uma taxa de encalhe”, pode ler-se na mesma nota.
Os liberais referem, “que o porto de Viana do Castelo é aquele que, em toda a zona norte, piores condições oferece aos seus pescadores, estando completamente votado ao abandono”.
Os homens do mar também se dizem cansados de só se lembrarem deles na altura da Romaria e, atualmente, equacionam a possibilidade de promoverem um protesto na altura das Festas D’Agonia.
“Se este protesto avançar nós estaremos ao lado das pretensões legítimas dos nossos pescadores, daqueles que são também o rosto da identidade de Viana do Castelo e que devem ser respeitados”, sublinhou o candidato da IL à Câmara Municipal de Viana do Castelo, Maurício Antunes da Silva.