FECHAR
Logo
Capa
A TOCAR Nome da música AUTOR

Regional

06 Jul 2021

IPVC cria novos Cursos Técnicos Superiores Profissionais em parceria com empresas

Rádio Geice

Acessibilidade

T+

T-

Contraste Contraste
Ouvir
No próximo ano letivo, o IPVC disponibiliza 23 Cursos Técnicos Superiores Profissionais (CTESP’s). Indústrias Biotecnológicas, Mecânica Automóvel e Sistemas Elétricos de Energia são os três novos CTESP’s, que o IPVC apresenta em parceria com empresas.  As candidaturas  para estes cursos decorrem até 22 de agosto.

O curso de Indústrias Biotecnológicas, que vai funcionar na Escola Superior Agrária do IPVC, em Ponte de Lima, realiza-se em parceria com a empresa farmacêutica Zendal. De evidenciar, que a farmacêutica, com sede em Porrino, na Galiza, é uma das empresas espanholas que está envolvida no desenvolvimento de vacinas contra a Covid-19 e que vai expandir-se para Paredes de Coura, no distrito de Viana do Castelo, com uma unidade que deve estar pronta até ao final do ano.

Este curso, que foi desenhado para responder às necessidades deste setor, abre vagas este ano pela primeira vez, com o objetivo de formar técnicos para exercerem funções em bioindústrias ligadas sobretudo à biotecnologia farmacêutica e alimentar. Os alunos que frequentarem este curso com duração de dois anos vão sobretudo desenvolver competências para participar, gerir e controlar operações de fabrico e controlo da qualidade de produtos farmacêuticos, biotecnológicos e afins, organizando a operação, arranque e paragem dos processos, instalações e equipamentos, no cumprimento das normas de segurança, prevenção de riscos e proteção ambiental. No final, os alunos podem integrar os quadros intermédios de empresas dos setores farmacêutico, alimentar e outras indústrias de base biotecnológica ou onde a manipulação ou o controlo de produtos ou culturas de origem biológica seja realizado.

Para além da Zendal já diversas empresas se associaram ao curso de forma a garantir a componente de prática em contexto de trabalho.

Já o novo curso da Escola Superior de Tecnologia e Gestão em Mecânica Automóvel, que vai funcionar em Arcos de Valdevez, conta com a parceria com a In.Cubo – Incubadora de Iniciativas Empresariais Inovadoras. Este curso vai formar técnicos aptos a conceptualizar, executar, supervisionar e gerir operações de processos industriais que prestem serviços na área da tecnologia mecânica e automóvel, e supervisionar os trabalhos de diagnóstico, de deteção e de reparação de avarias nos sistemas mecânicos, elétricos e eletrónicos de veículos automóveis ligeiros e pesados, procurando maximizar a produtividade da oficina de manutenção e reparação automóvel, atentando às normas de segurança ambiental e de higiene e saúde no trabalho.

Para além da In.Cubo já diversas empresas se associaram ao curso de forma a garantir a componente de prática em contexto de trabalho.

O CTESP em Sistemas Elétricos de Energia, que vai funcionar na Escola Superior de Tecnologia e Gestão em parceria com a empresa Painhas, tem como objetivo principal formar profissionais habilitados para, de forma autónoma, sob orientação ou integrados numa equipa, planear, supervisionar e executar a instalação, manutenção e reparação de sistemas elétricos de energia. Destaque aqui para as redes elétricas utilizadas no transporte e distribuição de energia elétrica, bem como os sistemas de produção doméstica de energia. Os técnicos estarão aptos para gerir projetos, organizar o trabalho e supervisionar a sua execução por equipas.

A Painhas SA é uma empresa de referência na Prestação de Serviços de Construção, Manutenção e Gestão de Operações em toda a cadeia de valor do setor da Energia. Para além da Painhas já diversas empresas se associaram ao curso de forma a garantir a componente de prática em contexto de trabalho.

Últimas Noticias

Últimos Podcasts