FECHAR
Logo
Capa
A TOCAR Nome da música AUTOR

Nacional

01 Jul 2021

Pousadas de Juventude foram “casa” para os estudantes do Ensino Superior (VIDEO)

Pedro Xavier

Acessibilidade

T+

T-

Contraste Contraste
Ouvir
Este ano, as Pousadas de Juventude, incluído a de Viana do Castelo, foram a casa de 66 estudantes, que viveram ao longo do período escolar em oito das unidades desta rede de alojamento, uma das maiores a nível nacional. 

Num vídeo publicado esta semana e que conta com testemunhos recolhidos de norte a sul do país, vários estudantes explicam como foi a experiência, sendo destacada pela positiva a higiene e segurança dos espaços, mas também a simpatia dos trabalhadores. 

Carlota Castro, natural da Madeira, admite querer repetir a experiência no ano que vem, enquanto André Félix, de Vila Nova de Gaia, sublinha a qualidade de vida que ganhou ao residir numa Pousada de Juventude mais perto do Instituto Politécnico de Viana do Castelo, onde estuda. 

Em 2020, no âmbito do Plano Nacional para o Alojamento no Ensino Superior, a Movijovem, entidade gestora das Pousadas de Juventude, mais do que duplicou a oferta de camas para alojamento dos estudantes das universidades e politécnicos, com um total superior a 500 vagas, disponíveis em localidades como Évora, Castelo Branco, Melgaço, Viana do Castelo ou Abrantes. 

“A emancipação e a mobilidade de todos os jovens continua a ser a trave mestra da nossa missão social e o direito ao alojamento a preços sustentáveis é fundamental para garantir esses dois princípios”, sublinha a Movijovem.

As Pousadas de Juventude, com um total de 42 unidades em Portugal Continental, retomaram no início de junho a atividade plena após alguns meses em que as unidades estiveram disponíveis para apoiar o combate à pandemia. Nesse período, todas as pousadas que tinham estudantes a residir mantiveram-se em pleno funcionamento. 

 

Últimas Noticias

Últimos Podcasts