Das funções destes bombeiros sapadores destaca-se o combate aos incêndios; prestação de “socorro às populações em caso de incêndios, inundações, desabamentos, abalroamentos e em todos os acidentes, catástrofes ou calamidades”. Para além disso, o socorro a náufragos e as buscas subaquáticas; exercício de atividades de socorro e transporte de sinistrados e doentes, incluindo a urgência pré-hospitalar; a proteção contra incêndios em edifícios públicos, casas de espetáculos e divertimento público e outros recintos; colaborar em outras atividades de proteção civil; entre outros.
Entre os requisitos, encontra-se a nacionalidade portuguesa, não inibição do exercício de funções públicas ou não interdição para o exercício daqueles que se propõe desempenhar, robustez física e perfil psíquico indispensáveis ao exercício das funções, bem como o cumprimento das leis de vacinação obrigatória.
Em relação aos requisitos especiais, os recrutas deverão ter entre 18 e 25 anos, ter como habilitações literárias mínimas o 12º ano de escolaridade ou equivalente, ter altura igual ou superior a 1,60 metros.