FECHAR
Logo
Capa
A TOCAR Nome da música AUTOR
Pedro Xavier 01 Jul 2021

Viana do Castelo organiza sábado 1ª Clássica de Ciclismo

Este sábado, o concelho de Viana do Castelo é palco da 1ª Clássica de Ciclismo de Viana do Castelo - Elite sub 23, prova que surge para prestar homenagem aos ciclistas vianenses da atualidade e do passado. Os Amigos do Desporto da Associação Cultural e Recreativa de Vila Franca, em parceria com a empresa organizadora Do&Go, do antigo ciclista Ricardo Costa, realizam a prova de estrada Clássica de Viana Pipesolutions, que conta com o apoio da autarquia vianense.

Acessibilidade

Ouvir
Aumentar Texto Diminuir Texto
Contraste Contraste

Viana do Castelo, terra que vive e promove o ciclismo e que já com grandes tradições nesta modalidade, receberá, assim, as 18 equipas do pelotão nacional, Elites e Sub23, e a equipa Retelec-Alca Team Cycling Galicia da vizinha Espanha, assim como atletas nacionais que correm em equipas estrangeiras que vão participar nesta 1ª edição para testar as suas capacidades, numa prova que promete promover as paisagens do Alto Minho e que é marcada pela dureza do percurso.

Os organizadores pretendem promover a modalidade e homenagear os vários ciclistas vianenses, atuais e do passado, como Rui Sousa, Rui Pinto, Rui Lavarinhas, Sandro Pinto, Paulo Costa, João Silva, Ricardo Felgueiras, Eduardo Noé, Ana Barros, João Amaro, José Vaz, Ricardo Costa, André Vital, David Vaz, Iúri Leitão e César Fonte. O percurso foi desenhado para passar nas freguesias de todos estes ciclistas no sentido de homenagear e promover a modalidade junto dos mais jovens. 

Com a partida a acontecer na freguesia de Vila Franca, junto da Igreja Paroquial, pelas 11h00, e chegada a Viana do Castelo pelas 15h20, incluirá um circuito de 4 voltas pela subida do Santuário de Santa Luzia, com um sector de sterrato, descida técnica e rápida para Carreço, com um sector de pavê na Veiga de Carreço/Areosa, com várias viragens até à Praia Norte, e subida até à Avenida do Atlântico, com a chegada à reta da meta em frente à Igreja da Senhora da Agonia. 

Assim, a prova vai passar por Mazarefes, Darque, Vila Nova de Anha, Chafé/Amorosa, Zona Industrial do Neiva, Alvarães, Fragoso, Barroselas (meta volante), Vila de Punhe, Alto de Vila Franca, Vila Franca (meta volante), Subportela, Deocriste, Deão, Geraz do Lima, Lanheses, Vila Mou, Nogueira, Cardielos, Serreleis, Santa Marta de Portuzelo (meta volante), Meadela, São Vicente, Avenida Capitão Gaspar de Castro, Rotunda do Hospital.

A partir do Hospital de Santa Luzia, a prova inicia um circuito de 3 voltas com o seguinte percurso: subida de Santa Luzia (12h30), carreira do Tiro, e inicia o estradão, com extensão em terra batida de 4,650 Km, Carreço, rotunda em frente para a Veiga de Carreço/Areosa, Av. Figueiredo, Avenida do Atlântico, Campo da Senhora Agonia – 1ª passagem pela meta (13h10) – 2ª passagem às 13h53 – 3ª passagem às 14h37, Avenida João Alves Cerqueira e corta direto (sentido contrário) para a Avenida dos Combatentes da Grande Guerra, vira à esquerda para Avenida Conde da Carreira, sobe para a Avenida Humberto Delgado, Rotunda do Hospital – 2ª passagem (13h14); 3ª passagem (13h57) e 4ª passagem (14h41) – mantém o mesmo percurso até à Meta de chegada no Campo da Senhora da Agonia prevista para as 15h20. Dadas as caraterísticas da prova, o trânsito vai estar condicionado neste circuito entre as 12h20 e as 15h30.

Neste evento, que conta com o apoio da Federação Portuguesa de Ciclismo, Câmara Municipal de Viana do Castelo, Freguesia de Vila Franca, Associação Cultural e Recreativa de Vila Franca e patrocinadores, estarão em disputa 4 camisolas para celebrar os campeões: camisola Metas Volantes | KTM Castanheira; camisola Pavê |Tekacier; camisola Sterrato | Lacoviana; camisola Amarela | Pipesolutions.

Comentários

Últimas notícias

mais notícias

Últimos podcasts

mais podcasts