Sendo já um anseio antigo da população local, esta empreitada iniciou com a primeira fase da requalificação do Centro Cívico da freguesia (Largo da Matriz) e continuou com uma segunda fase da intervenção que incluiu a realização de correções/cedências ao traçado do arruamento, procedendo-se ao realinhamento do muro que acolhe a Capela do Senhor dos Aflitos e permitindo obter um passeio, na totalidade da extensão da área de intervenção e garantindo um perfil homogéneo para a circulação automóvel.
Esta operação implicou ainda o acerto do portão de entrada da capela, bem como a sua acessibilidade. Aproveitando a necessidade e a oportunidade do realinhamento do muro da capela, foi criada uma rampa que lhe garantirá acessibilidade universal.
O executivo municipal marcou ainda presença na inauguração da requalificação da área administrativa da Casa do Povo de Vila Nova de Anha, numa intervenção que contemplou trabalhos de demolição e reconstrução de sala de trabalho, com especial foco na criação de espaço para arrumação e acondicionamento do espólio da instituição, bem como dos trajes e instrumentos do seu grupo folclórico.