FECHAR
Logo
Capa
A TOCAR Nome da música AUTOR
Pedro Xavier 25 Jul 2021

Xacobeo 2021: União de Freguesias de Viana do Castelo celebra Santiago de Compostela

No âmbito do Xacobeo 2021, que arrancou a 31 de dezembro de 2020, com a abertura da Porta Santa da Catedral de Santiago de Compostela, varias localidades de Portugal e da Galiza, tem realizado diversas ações e iniciativas para comemorar a efeméride. na capital do Alto Minho, a União de Freguesias de Viana do Castelo, em parceria com a Paroquia de Nossa Senhora de Monserrate, assinala o momento com a confeção de um tapete de sal.

Acessibilidade

Ouvir
Aumentar Texto Diminuir Texto
Contraste Contraste

O tapete, ao estilo dos que se fazem na Romaria da Senhora da Agonia, com a imagem de Santiago de Compostela, foi elaborado por um conjunto de vianenses residentes da ribeira de Viana do Castelo, está patente na entrada dos claustros da Igreja de São Domingos para visita.

Em Santiago de Compostela celebra-se o ano jubilar sempre que o dia 25 de julho, dia de Santiago Maior, coincide com um domingo. Sucede numa sequência temporária de seis, cinco, seis e onze anos. Inaugura-se com a abertura da Porta Santa na tarde de 31 de dezembro do ano anterior.

Como um símbolo da dureza do Caminho, o arcebispo de Santiago bate três vezes com um martelo de prata do lado de fora no muro que veda este acesso. A porta permanecerá aberta durante os doze meses seguintes e será o acesso que tradicionalmente os peregrinos usarão para entrar no templo.

Comentários

Últimas notícias

mais notícias

Últimos podcasts

mais podcasts