COMUNICADO
A direção de campanha da candidatura do Partido Socialista (PS) à Câmara Municipal de Viana do Castelo foi surpreendida esta quinta-feira, 26 de agosto, por declarações na Comunicação Social do cabeça-de-lista do partido Iniciativa Liberal para um alegado debate a três, sobre as eleições autárquicas no concelho.
Face ao teor dessas notícias, à postura utilizada e após uma primeira ronda de desafios provocatórios nas redes sociais para um debate, então a dois, inclusive reproduzidos em Órgãos de Comunicação Social e agora novamente sem qualquer pedido de informação colocada a esta direção, cumpre-nos esclarecer o seguinte:
1 – É com muito orgulho que a candidatura liderada por Luís Nobre constata ser o centro da atenção das listas adversárias, mas também lamenta o desespero, a um mês das eleições, de alguns desses candidatos que, pela ausência de propostas concretas para o concelho, por não terem a empatia dos vianenses ou sequer conseguirem gerar confiança nos eleitores, o pretendem obter através da proximidade à nossa lista.
2 – A candidatura do PS aceitou até ao momento todos os convites de Órgãos de Comunicação Social para debates com candidatos à Câmara Municipal. Sempre sem conhecer detalhes da respetiva organização e naturalmente sem impor qualquer condição, foi confirmada a presença do candidato Luís Nobre em todos eles.
3 – Daí que, até ao momento, sublinhamos, nenhum pedido de Órgãos de Comunicação Social para organização de debate sobre as eleições autárquicas em Viana do Castelo foi recusado pela candidatura do PS.
4 – Não podemos classificar como debate um desafio lançado anteriormente nas redes sociais pelo cabeça-de-lista do PSD/CDS-PP, inclusive já com dia e hora marcada, numa atitude que demonstra o caráter dos autores, sem qualquer formalismo ou postura democrática, que mais parece saído dos duelos dos filmes de cowboys, como se a política fosse um qualquer ajuste de contas. Curiosamente, a mesma postura é agora assumida pelo cabeça-de-lista do partido IL, com a particularidade de desafiar para um debate a três, com a coligação PSD/CDS-PP, talvez esta para servir de moderação ao mesmo, dado que, além de denegrir a nossa cidade e o concelho, não conseguem apresentar propostas concretas.
5 – Os vianenses, que derrotaram sucessivamente nas urnas este tipo de postura autoritária e egocêntrica, sem respeito pelas regras democráticas, percebem perfeitamente a intenção de obter protagonismo. Mas estão também a perceber a coligação negativa que algumas candidaturas estão a formar, com o único propósito de atacar a gestão do PS em Viana do Castelo e de apagar as conquistas do município.
6 – Esta candidatura alerta os vianenses para que não se deixem surpreender pela congregação de esforços por esta coligação negativa, que promete acentuar-se nas próximas semanas.
7 – Debater as propostas e a visão para o município no próximo mandato impõe ouvir o que dizem todos os candidatos que viram as suas propostas habilitadas legalmente para serem levadas aos vianenses, e não reduzir esse processo a dois ou três, com critérios que ninguém explica. O objetivo é claramente haver tempo para o habitual conjunto de provocações, promessas eleitorais sem sustentação e até mentiras veladas, utilizando para isso a cobertura da nossa candidatura, que a sociedade vianense reconhece publicamente como responsável, credível e com provas dadas.
8 – Garantimos por isso, como desde a primeira hora, a nossa total disponibilidade para debates e entrevistas organizados, como é regra de um Estado livre e democrático como o nosso, pelos Órgãos de Comunicação Social, enquanto garantes da independência, em modelos com o aval da Comissão Nacional de Eleições (CNE). Alegados debates que só se conhece que deveriam ter acontecido através das redes sociais ou convocados através de notícias na comunicação social, organizados pelas próprias parte envolvida, são atividades claramente demonstrativas dos projetos, ou falta deles, que alguns têm para Viana do Castelo.
9 – Com este tipo de postura, os seus autores vão continuar isolados no debate sobre o futuro de Viana do Castelo, como de resto já o estão há vários mandatos, sem a confiança dos eleitores do concelho.
Pela direção de campanha da candidatura do PS à Câmara Municipal de Viana do Castelo. 27 de agosto de 2021