COMUNICADO:
A candidatura independente de Rui Martins apresentou ontem (Segunda-feira), no Tribunal de Viana do Castelo, as listas candidatas aos órgãos autárquicos do município, encabeçadas por Rui Martins e Manuel Agostinho Gomes, tendo como mandatário Jorge Nuno Sá.
Como é do conhecimento público, o Tribunal Constitucional não anotou a coligação entre o Nós, Cidadãos, o Aliança e o Partido Popular Monárquico que celebraram o acordo de candidatura. Tal facto deve-se a erros processuais no requerimento da responsabilidade do Nós, Cidadãos e que dado o processo ter sido entregue tardiamente já não permitiu corrigir.
Perante esta situação, nada mais poderia ser feito para consumar a candidatura de Rui Martins do que ser apresentada por um só partido político registado oficialmente. Assim, o Nós, Cidadãos resolveu apresentar uma lista própria e como a “culpa não pode morrer solteira” coube ao Aliança, como 2º partido da coligação, a propositura da candidatura, sem qualquer contrapartida adicional ao termos do acordo inicial, mantendo a sua convicção nas virtudes da candidatura e dos cidadãos nela envolvidos.
Deste modo, retirou-se por vontade própria a única candidata proposta pelo Nós, Cidadãos, mantendo-se integralmente as restantes listas.
Salientamos que a saída do Nós, Cidadãos reforça o espírito voluntário e independente que esteve na génese da candidatura de Rui Martins. Refira-se que esmagadora maioria dos candidatos não tem filiação partidária. De facto, apenas o último suplente da lista para a Câmara Municipal e o 6º, 17º e 4º suplente para a Assembleia Municipal são cidadãos militantes de um partido político.
Viana do Castelo, 3 de Agosto de 2021
A candidatura de Rui Martins