Durante a maior romaria do país, que mais uma vez será realizada de forma condicionada devido à pandemia, o dia de hoje irá ficar marcado pela Apresentação do Livro “A Mordomia” de Hermenegildo Viana no Museu do Traje e pelo Concerto dos Sons do Minho no centro cultural de Viana do Castelo, pelas 22h00, com lotação de público limitada.
Na sexta-feira, 20 de agosto, será divulgado nas redes sociais da Romaria, pelas 09:00, um vídeo inédito sobre os Tapetes da Ribeira e às 10:30 transmitida em direto nas mesmas plataformas a Solene Concelebração Eucarística no Santuário de Nossa Senhora d’Agonia.
À tarde, pelas 16:30, será divulgado outro vídeo produzido para esta Romaria, sobre a tradicional Procissão ao Mar, que também não se realiza em 2021, e às 22:00 o Centro Cultural de Viana do Castelo recebe o espetáculo de Augusto Canário e Amigos, igualmente com limitação de público e transmissão em direto nas redes sociais.
No sábado, 21 de agosto, serão divulgados vídeos e conteúdos multimédia sobre a Revista de Gigantones e Cabeçudos (12:00) e sobre o Cortejo Histórico Etnográfico (14:00), outros dois momentos tradicionais que não se realizam este ano, devido à pandemia.
Com lotação limitada e transmissão em direto nas redes sociais, realizam-se ainda no Centro Cultural o Festival de Folclore (15:00) e o concerto da Orquestra Popular Sopro de Cordas de Outeiro (22:00).
No domingo, 22 de agosto, último dia da festa, realiza-se pelas 10:30 a Eucaristia Solene no santuário de Nossa senhora d’Agonia e às 22:00, com lotação limitada e transmissão em direto nas redes sociais, volta a realizar-se a Festa do Traje, depois do interregno em 2020, igualmente no Centro Cultural.
Os bilhetes para os espetáculos no Centro Cultural são gratuitos e terão que ser levantados no local do espetáculo entre as 14h30 e as 17h30.
Em conformidade com as regras sanitárias da DGS e a legislação em vigor no país para a realização de eventos culturais no contexto de situação de calamidade, a Comissão de Festas vem informar as condições de acesso do público à Festa do Traje e aos concertos musicais a realizar no Centro Cultural, cuja lotação é limitada.
1 – A entrada é gratuita, mas obriga ao levantamento prévio do bilhete no Centro Cultural, disponível no próprio dia do evento. (máximo de 5 bilhetes por pessoa)
2 – Para aceder ao interior do Centro Cultural, todos os espectadores necessitam de apresentar teste (antigénio ou PCR) negativo à covid-19, realizado previamente, identificando o seu titular.
3 – No caso dos espectadores que pretendam aceder ao recinto mediante apresentação do resultado negativo para covid-19 de um autoteste, a sua realização será obrigatoriamente feita numa tenda colocada para o efeito na proximidade do Centro Cultural.
4 – Em alternativa, o acesso ao Centro Cultural pode ainda ser feito com a apresentação de um certificado digital Covid-19 UE válido:
-> Certificado de vacinação, que ateste o esquema vacinal completo do respetivo titular, há pelo menos 14 dias, com uma vacina contra a covid-19; ou
-> Certificado de teste (resultado negativo), que ateste que o titular foi sujeito a:
– teste molecular de amplificação de ácidos nucleicos (TAAN); ou
– teste rápido de antigénio (TRAg)
-> Certificado de recuperação, que ateste que o titular recuperou de uma infeção por SARS-CoV-2, na sequência de um resultado positivo num teste TAAN realizado, há mais de 11 dias e menos de 180 dias
5 – Os menores de 12 anos ficam dispensados de apresentar um Certificado Digital COVID da UE ou um comprovativo de realização de teste.