FECHAR
Logo
Capa
A TOCAR Nome da música AUTOR

Regional

19 Ago 2021

Começa hoje a Romaria da Senhora d’Agonia

Pedro Xavier

Acessibilidade

T+

T-

Contraste Contraste
Ouvir
Começa hoje em Viana do Castelo a maior Romaria de Portugal. Às 11h00, no Teatro Municipal Sá de Miranda serão apresentados cumprimentos ao Executivo Municipal pela Comissão de Festas e Mordomia da Romaria de Nossa Senhora da Agonia.

Durante a maior romaria do país, que mais uma vez será realizada de forma condicionada devido à pandemia, o dia de hoje irá ficar marcado pela Apresentação do Livro “A Mordomia” de Hermenegildo Viana no Museu do Traje e pelo Concerto dos Sons do Minho no centro cultural de Viana do Castelo, pelas 22h00, com lotação de público limitada.

Na sexta-feira, 20 de agosto, será divulgado nas redes sociais da Romaria, pelas  09:00, um vídeo inédito sobre os Tapetes da Ribeira e às 10:30 transmitida em  direto nas mesmas plataformas a Solene Concelebração Eucarística no  Santuário de Nossa Senhora d’Agonia.

À tarde, pelas 16:30, será divulgado outro vídeo produzido para esta Romaria,  sobre a tradicional Procissão ao Mar, que também não se realiza em 2021, e às  22:00 o Centro Cultural de Viana do Castelo recebe o espetáculo de Augusto  Canário e Amigos, igualmente com limitação de público e transmissão em direto  nas redes sociais.

No sábado, 21 de agosto, serão divulgados vídeos e conteúdos multimédia sobre  a Revista de Gigantones e Cabeçudos (12:00) e sobre o Cortejo Histórico Etnográfico (14:00), outros dois momentos tradicionais que não se realizam este  ano, devido à pandemia.

Com lotação limitada e transmissão em direto nas redes sociais, realizam-se  ainda no Centro Cultural o Festival de Folclore (15:00) e o concerto da Orquestra  Popular Sopro de Cordas de Outeiro (22:00).

No domingo, 22 de agosto, último dia da festa, realiza-se pelas 10:30 a Eucaristia  Solene no santuário de Nossa senhora d’Agonia e às 22:00, com lotação limitada  e transmissão em direto nas redes sociais, volta a realizar-se a Festa do Traje,  depois do interregno em 2020, igualmente no Centro Cultural.

Os bilhetes para os espetáculos no Centro Cultural são gratuitos e terão que ser levantados no local do espetáculo entre as 14h30 e as 17h30.

Em conformidade com as regras sanitárias da DGS e a legislação em vigor no país para a realização de eventos culturais no contexto de situação de calamidade, a Comissão de Festas vem informar as condições de acesso do público à Festa do Traje e aos concertos musicais a realizar no Centro Cultural, cuja lotação é limitada.
1 – A entrada é gratuita, mas obriga ao levantamento prévio do bilhete no Centro Cultural, disponível no próprio dia do evento. (máximo de 5 bilhetes por pessoa)
2 – Para aceder ao interior do Centro Cultural, todos os espectadores necessitam de apresentar teste (antigénio ou PCR) negativo à covid-19, realizado previamente, identificando o seu titular.
3 – No caso dos espectadores que pretendam aceder ao recinto mediante apresentação do resultado negativo para covid-19 de um autoteste, a sua realização será obrigatoriamente feita numa tenda colocada para o efeito na proximidade do Centro Cultural.
4 – Em alternativa, o acesso ao Centro Cultural pode ainda ser feito com a apresentação de um certificado digital Covid-19 UE válido:
-> Certificado de vacinação, que ateste o esquema vacinal completo do respetivo titular, há pelo menos 14 dias, com uma vacina contra a covid-19; ou
-> Certificado de teste (resultado negativo), que ateste que o titular foi sujeito a:
– teste molecular de amplificação de ácidos nucleicos (TAAN); ou
– teste rápido de antigénio (TRAg)
-> Certificado de recuperação, que ateste que o titular recuperou de uma infeção por SARS-CoV-2, na sequência de um resultado positivo num teste TAAN realizado, há mais de 11 dias e menos de 180 dias
5 – Os menores de 12 anos ficam dispensados de apresentar um Certificado Digital COVID da UE ou um comprovativo de realização de teste.

 

App Geice Fm
App Geice Fm

Últimas Noticias

Últimos Podcasts