“É, pois, nesta ocasião, de enorme relevância para o Movimento Olímpico e Desportivo do nosso país, a candidatura da cidade de Viana do Castelo a ‘Cidade Europeia do Desporto 2023’, expressando, através do trabalho levado a cabo nas políticas desportivas locais, a capacidade em alavancar fatores críticos de desenvolvimento desportivo nacional e um exemplo de sucesso na superação de condicionalismos à prática desportiva, bem como na capacidade em potenciar outros setores de atividade através do desporto e organizar eventos de excelência e dimensão internacional”, é referido na carta.
O Comité Olímpico sublinha ainda “a importância que o desporto tem emprestado ao desenvolvimento de Viana do Castelo e a relevância desta candidatura para continuar a estimular a dinâmica criada, fomentando a mobilização da comunidade, dos seus líderes políticos, empresariais e sociais, em torno do desporto e consolidando parcerias com outras áreas críticas de sucesso para o desenvolvimento local e regional”.
A candidatura reflete a aposta que o Município de Viana do Castelo tem vindo a fazer na promoção da atividade física e da prática desportiva formal ou informal, incutindo estilos e hábitos de vida saudáveis aos munícipes.
O concelho apresenta-se como local privilegiado para a prática de diversas modalidades, desde desporto de natureza, passando pelos desportos náuticos e desporto indoor. O desporto tem sido uma forte aposta do executivo, que tem promovido o desenvolvimento de Viana do Castelo enquanto Cidade Náutica do Atlântico.