“O candidato pelo PSD à Câmara Municipal de Viana do Castelo, Eduardo Teixeira, não disse a verdade na entrevista de 17 de Agosto ao afirmar que existe prospeção de lítio em Amonde.
NÃO EXISTE PROSPEÇÃO DE LÍTIO NEM DE COISA NENHUMA EM AMONDE.
Existe um estudo académico da história de uma zona mineira em Amonde com finalidade de requalificação para aproveitamento turístico e/ou pelo menos sinalização de alguns locais de minas abandonadas que apresentam muito perigo para as pessoas (existem chaminés das minas ao nível do solo, escondidas pela vegetação, que podem causar quedas de várias dezenas de metros).
Um dos pilares do projeto desta autarquia no atual mandato é claro, exponenciar o turismo de natureza, melhorando os acessos a pontos turísticos, apoiando o turismo rural e criando três parques de merendas que são uma referência no Minho ( a norte o parque de S. João, a sul o parque de S. Pedro e na zona central junto ao principal acesso à Frida Má “Pincho” o parque St. António).
Reprovamos esta atitude que gerou o pânico na nossa população e questionamos quais as reais intenções deste boato coincidente com as eleições autárquicas, relembrando que o PSD nem sequer tentou em nenhum momento clarificar esta situação junto desta autarquia. Não vale tudo.
O candidato na mesma entrevista mentiu ao dizer que a Junta de Freguesia não se pronunciava sobre o assunto, tal como qualquer um pode confirmar no comunicado público da página de Facebook desta Junta de Freguesia.
A Junta de freguesia e a assembleia de freguesia de Amonde sempre foi, é, e será contra a mineração em Amonde.
Relembramos o nosso comunicado de 2019 que continua actual https://www.facebook.com/amonde.freguesia/posts/2825738970787431
Por Amonde, pelos Amondenses… sempre.
Junta de Freguesia de Amonde
19 de Agosto de 2021″
Foto: GPSA