FECHAR
Logo
Capa
A TOCAR Nome da música AUTOR

Regional

10 Ago 2021

Filme rodado em Viana do Castelo estreia nos cinemas portugueses a 07 de outubro

Pedro Xavier

Acessibilidade

T+

T-

Contraste Contraste
Ouvir
O filme "Sombra", do realizador português Bruno Gascon, rodado em Viana do Castelo, inspirado em histórias verídicas de desaparecimento de crianças, e recentemente premiado em Barcelona, chega aos cinemas portugueses no dia 07 de outubro.

Depois da sua estreia no festival de cinema de Barcelona, onde foi duplamente premiado em abril, aquela que é a segunda longa-metragem de Bruno Gascon estreou-se em junho no Festival Internacional de Cinema de Xangai, na China, e no Festival de Cinema Ischia, em Itália, “somando já várias seleções em festivais internacionais que brevemente serão anunciadas”, referiu a produtora Caracol Studios, em comunicado.

Com estreia comercial em Portugal prevista para o dia 07 de outubro, o filme conta com a atriz Ana Moreira no papel principal e presta homenagem às mães de crianças desaparecidas.

Joana Ribeiro, Miguel Borges, Lúcia Moniz, Ana Bustorff, José Raposo ou Vitor Norte são outros atores que compõem o elenco de “Sombra”, que conta ainda com a participação especial da modelo portuguesa Sara Sampaio.

De acordo com a Caracol Studios e a NOS Audiovisuais, a história debruça-se sobre a família de Isabel, abalada pelo desaparecimento de Pedro, de 11 anos, no final da década de 1990.

A esperança da mãe em reencontrar o seu filho é desafiada ao longo dos 15 anos que se seguem, mas a certeza de que Pedro está vivo dá força a Isabel para enfrentar todos os obstáculos e não desistir.

“O filme segue a história desta mulher e da sua família ao longo de quatro anos diferentes: 1998, 2004, 2011 e 2013″, explicou o realizador, na nota de intenções.

De acordo com os produtores, trata-se de “uma história de amor, força e coragem, sobre uma mãe que não desiste de procurar o seu filho que desapareceu”, descrevem os produtores.

Para escrever o guião, Bruno Gascon conversou com mães de crianças desaparecidas, como é o caso de Filomena Teixeira, mãe de Rui Pedro, o menino de 11 anos que desapareceu em 1998.

Na opinião de Ana Moreira, que interpreta o papel de Isabel, o “título é ‘Sombra’, mas ela [a mãe] está sempre à procura da Luz”, num filme que, segundo Sara Sampaio, “é dedicado às mães que lutam todos os dias para trazer os seus filhos para casa”.

“Sombra” fez a sua estreia mundial na competição do Festival de Cinema Barcelona – Sant Jordi, onde recebeu o prémio de melhor obra, atribuído pela Associação Catalã de Críticos, e o galardão “Filme-História”, destinado ao “melhor filme pelos seus valores históricos”.

Em junho, integrou a secção “Spectrum: Alternatives”, da 24.ª edição do Festival Internacional de Cinema de Xangai, e apresentou-se no Festival de Cinema Ischia.

“Sombra” contou com o apoio da Associação Portuguesa de Crianças Desaparecidas, os direitos de distribuição foram adquiridos pela NOS, enquanto a RTP comprou os direitos televisivos. A estreia nos cinemas esteve para acontecer em 2020, mas acabou por ser adiada para este ano por causa da pandemia de covid-19.

Bruno Gascon foi premiado em Espanha numa altura em que se encontrava em Barcelos a filmar a longa-metragem “Evadidos”, um filme distópico sobre o fascismo.

Últimas Noticias

Últimos Podcasts