FECHAR
Logo
Capa
A TOCAR Nome da música AUTOR

Regional

11 Ago 2021

Ponte de Lima cede terreno à ULSAM para edificação de uma nova infraestrutura de Saúde

Pedro Xavier

Acessibilidade

T+

T-

Contraste Contraste
Ouvir
O Município de Ponte de Lima deliberou ceder gratuitamente à ULSAM – Unidade Local de Saúde do Alto Minho, E.P.E., o prédio urbano, denominado Quinta do Assento ou da Igreja, situado na freguesia da Ribeira. A cedência em direito de superfície decorreu para que no local seja construída uma infraestrutura de Saúde/ULSAM, E.P.E.. Este trata-se de um investimento que vem reforçar as respostas no setor da Saúde para o concelho de Ponte de Lima e concelhos vizinhos.

Com área de 31.690 m2, o terreno é composto por um edifício de rés-do-chão e 1° andar, com logradouro, e também por uma área de natureza rústica. 

A presente cedência será feita pelo período de 25 anos, sendo renovável automaticamente por sucessivos períodos de um ano.

Durante a cerimónia, Dr. Franklim Ramos, Presidente do Conselho de Administração da ULSAM explicou que “a autarquia, com uma boa visão estratégica da Saúde, proporcionou à ULSAM um terreno com Direito de Superfície”, onde podem ser desenvolvidas “estruturas de Saúde em termos de futuro”, referiu.

“Tendo em conta que a área de ambulatório é uma área em desenvolvimento, (…), iremos como tal privilegiar projetos nesta área”, referiu o Dr. Franklim Ramos, acrescentando que “o que se fez hoje foi criar as condições do ponto de vista do Município e do ponto de vista da Unidade Local para que possamos, de futuro, desenvolver esses projetos, criando um polo, uma área onde será possível crescer, não ficar confinado a um espaço que poderá ser limitante, e desenvolvê-lo, de acordo com o estado da arte da saúde, privilegiando justamente projetos na área do ambulatório, e portanto desta forma potenciar o desenvolvimento da Saúde, do distrito e em particular do concelho de Ponte de Lima”.

Enquanto Entidade Pública, o Município de Ponte de Lima entende que este investimento representará um salto qualitativo no que diz respeito às infraestruturas essenciais ao reforço, e melhoria da capacidade das respostas sociais existentes no concelho, em termos de acesso à saúde e da manutenção da qualidade e capacidade de resposta dos serviços prestados à comunidade.

Segundo o Presidente da Câmara de Ponte de Lima, Eng. Victor Mendes, “a área da Saúde, como qualquer cidadão percebe, é uma área fundamental das nossas vidas, é seguramente o bem essencial, e é hoje um fator de qualidade de vida determinante e de atratividade de cada um dos nossos territórios”, referiu, acrescentando que o Executivo Municipal  tem “feito um esforço de procurar sensibilizar a tutela, nomeadamente a ULSAM de que há necessidade de construir novas infraestruturas ligadas à Saúde e de requalificar as existentes, nomeadamente neste contexto em que não podemos perder esta grande oportunidade que temos pela frente, do Portugal2030 e também do Plano de Recuperação e Resiliência, onde estarão à nossa disposição um conjunto de instrumentos financeiros que podem fazer a diferença nas diversas áreas do nosso desenvolvimento, também na área da Saúde”, revelou o Presidente da Câmara Municipal.

O autarca explicou que, neste contexto, o Município tem “estabelecido uma relação de parceria e diálogo com a ULSAM, quer do ponto de vista individual, quer no contexto da Comunidade Intermunicipal do Alto Minho, para procurar, em conjunto, saber quais são os projetos considerados prioritários e estratégicos para o futuro da Saúde no nosso concelho e na nossa região”.

Últimas Noticias

Últimos Podcasts